segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Bio - Combustível : prós e contras


Bio-combustível, são os combustíveis, que são produzidos com plantas ( daí o Bio que significa vida - em Grego). A rigor todo combustível se origina de seres vivos, tal como o petróleo que é formado por seres vivos soterrados há milhões de anos. O carvão é formado de florestas fossilizadas.
Mas o que chamamos de Bio-combustíveis são os produzidos com plantas atuais e cultivadas.
É também um combustível biodegradável alternativo ao diesel de petróleo, criado a partir de fontes renováveis de energia, livre de enxofre em sua composição. É obtido a partir de óleos vegetais como o de girassol, nabo forrageiro, algodão, mamona, soja.
Alguns estudiosos afirmam que os biocombustíveis estão provocando um grande aumento no preço dos alimentos, com potenciais efeitos catastróficos nos países em desenvolvimento, sobretudo nas camadas mais pobres da população.
O perito das Nações Unidas Jean Ziegler pediu a uma comissão da Assembleia Geral da ONU uma moratória de cinco anos na produção de biocombustíveis, para permitir desenvolver novas tecnologias e estabilizar os preços dos alimentos. Num só ano, o custo do trigo duplicou e o de milho quadruplicou, devido ao crescente interesse nos biocombustíveis.

Nenhum comentário:

linkwithin

Related Posts with Thumbnails