terça-feira, 4 de novembro de 2008

Lavagem de Dinheiro

É um procedimento usado para disfarçar a origem de recursos ilegais.Quando alguem ganha dinheiro de forma ilícita- por exemplo , com tráfico, crimes, corrupção- não pode sair por aí torrando o dinheiro sem ser notado pela Polícia ou pela Receita Federal.
A expressão "Lavagem de dinheiro" surgiu nos EUA para designar um tipo de falsificação de dolares que incluía colocar notas na máquina de lavar para que elas adquirissem u aspecto de envelhecidas.
As formas mais comuns de lavagem de dinheiro:

1- Empresas de fachada : Usa-se a empresa de um laranja num ramos de atividade que lida com bastante dinheiro em espécie, como supermercado, fármacia, restaurantes.O dinheiro sujo entra na conta corrente da empresa como tendod sido obtido com os serviços e,por isso fica limpo.
A movimentação financeira de uma empresa não costuma levantar suspeitas, mas movimentar quantias incompatíveis com a natureza da empresa gera suspeitas.

2- Falso Empréstimo : Faz-se um empréstimo no banco usando como garantia imóveis ou ações compradas com dinheiro sujo.O banco concede o empréstimo e limpa o dinheiro se querer.Mas fazer muitos empréstimos e ter muita facildade para quitá-los levanta suspeita.

3- Bilhete premiado : Alguém comacesso ao nome do premiado informa o criminoso, que procura o ganhador e oferece um valor ainda maior pelo bilhete.Foi muito usado pelo ex-deputado João Alves que ganhou mais de 200 vezes na loteria e assim levantou suspeitas.

4- Compra de jóias, obras de arte ou pedras preciosas : É um metodo bastante usado, pois vendedores de objetos valiosos não questionam a origem do dinheiro.Para limpar o dinheiro basta vender os quadros ou as jóias.outra vantagem é que esses objetos são fáceis de carregar.

5- Paraísos fiscais : Empresas abertas em paraísos fiscais-como são chamados os países que guardam sob sigilo todas as informações financeiras de quem tem conta em banco-assim é difícil ligar o dinheiro da empresa ao criminoso que detêm ações.depois basta reinvesti-los através de bancos no Brasil.É um esquema vantajoso, pois é muito dificil encontrar o verdadeiro dono do dinheiro.Senão o Maluf já estaria preso.

Nenhum comentário:

linkwithin

Related Posts with Thumbnails