quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Aquecimento Global e Efeito Estufa

O aquecimento global é resultado do lançamento excessivo de gases de efeito estufa (GEEs), sobretudo o dióxido de carbono (CO2), na atmosfera. Esses gases formam uma espécie de cobertor cada dia mais espesso que torna o planeta cada vez mais quente e não permite a saída de radiação solar.

Chama-se Efeito estufa pois simula o que acontece nas estufas de produtores rurais, onde o calor entra, mas, o vidro não permite que ele saia ficando assim aquecida.

No planeta os gases fazem a função do vidro deixando que a radiação solar atinja o planeta, mas não permitindo que o calor saia, gerando assim um super aquecimento.

Diversas substâncias contribuem também para o aquecimento do planeta, conhecido como efeito estufa.

O CO2 é produzido pela queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo.

São várias as conseqüências do aquecimento global. Algumas delas já podem ser sentidas em diferentes partes do planeta como o aumento da intensidade de eventos de extremos climáticos (furacões, tempestades tropicais, inundações, ondas de calor, seca ou deslizamentos de terra).

Além disso, os cientistas hoje já observam o aumento do nível do mar por causa do derretimento das calotas polares e o aumento da temperatura média do planeta em 0,8º C desde a Revolução Industrial. Acima de 2º C, efeitos potencialmente catastróficos poderiam acontecer, comprometendo seriamente os esforços de desenvolvimento dos países.

Com o calor excessivo os surtos de dengue e malária serão mais recorrentes, também ocorrerá prejuízo nas lavouras, sem falar no eventual desaparecimento de praias e cidades litorâneas

Em alguns casos, países inteiros poderão ser engolidos pelo aumento do nível do mar e em outros, comunidades terão que migrar devido ao desertificação de algumas regiões .

Existem várias maneiras de reduzir as emissões dos gases de efeito estufa:

Diminuir o desmatamento
incentivar o uso de energias renováveis não-convencionais e a eficiência energética
reciclagem de materiais
melhorar o transporte público


Leia mais sobre o assunto :
www.wwf.org.br

Nenhum comentário:

linkwithin

Related Posts with Thumbnails