quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Sistema Flex dos Automóveis

Através de um sensor no coletor de escapamento (Sonda Lambda) é informado com precisão a quantidade de álcool e gasolina presentes no tanque. Com base nisto, o sistema reconhece e adapta automaticamente as funções de gerenciamento do motor para qualquer proporção de mistura de álcool e de gasolina que esteja no tanque.

O carro possui um tanque principal como todos os modelos convencionais, e também um pequeno reservatório auxiliar com gasolina para garantir a partida quando se usa álcool em temperaturas abaixo de 20 °C.

Na primeira vez que você for abastecer não é necessário o uso de gasolina, pode-se abastecer com qualquer combustivel.

O carro não fica "viciado" em nenhum tipo de combustível, mesmo se você abastecer com um tipo de combustível por muito tempo.

Não há proporção ideal para misturar os combustíveis. Qualquer proporção fará o motor funcionar corretamente. Pode-se misturar os combustíveis como quiser.

Não é recomendado o uso de combustível aditivado se o carro estiver com misturas. Mas se estiver apenas com um tipo de combustível, não tem problema.

A gasolina do tanque auxiliar, se mantida no reservatório por muito tempo sofrerá um processo de oxidação. Para retardar o envelhecimento é recomendado o uso de gasolina especial com alta octanagem.

Caso a gasolina do tanque auxiliar acabe, se o carro for abastecido com álcool demorará a entrar em funcionamento, o mesmo que acontece num motor convencional a álcool. Se a temperatura for muito baixa o motor pode não funcionar.

O motor Flex é projetado de fábrica com peças e equipamentos para uso contínuo com álcool. O tempo de vida útil é o mesmo de um veículo original a gasolina.Somente pode haver oxidaçao pelo uso contínuo do àlcool quando esse está adulterado, contendo mais água que deveria. Abasteça sempre em postos de confiança.

A taxa de compressão do motor foi projetada para favorecer o equilíbrio entre os dois combustíveis. No caso da gasolina, há uma leve perda de desempenho em relação ao motor convencional.Então com àlcool o desempenho é melhor.

Caso os combustíveis estejam misturados o desempenho será proporcional a quantidade de cada combustível. O desempenho do álcool é superior ao da gasolina.

A manutenção de um carro Flex pode ser mais cara que um carro a gasolina por conter peças que atendem ao uso de álcool, possuem preços mais elevados nestas peças específicas.

Fonte : Celta Clube

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