quinta-feira, 21 de março de 2013

Crotalária e Citronela - Agentes naturais contra o Aedes-Aegipty

O Projeto de Lei nº 002/2013 de autoria do vereador Gilcimar "Gil" Sformi ( PSDB) propõe uma "Campanha" de incentivo ao cultivo da Citronela e da Crotalária Juncea, como método natural de combate à Dengue em Floraí.
As duas plantas, a Citronela e a Crotalaria, tem propriedades fisíco-quimicas que podem ajudar no combate ao mosquito Aedes Aegipty.

A crotalária
Origem : Indía

Propriedades : segundo alguns estudos ainda não comprovados, atraem as libélulas, insetos alados que se reproduzem em ambientes com água parada e limpa, assim como faz o mosquito da dengue. A libélula é um predador voraz desde seu nascimento. Quando está no estado de larva, se alimenta da larva de outros insetos. Após um longo período na água, sofre uma metamorfose, ganha asas e torna-se adulto, em que é capaz de comer 14% do seu peso se alimentando apenas de outros insetos voadores, como abelhas, moscas, pernilongos e até mesmo o mosquito Aedes Aegypti.



A citronela
Origem : Indonésia
Propriedades : é uma planta aromática de onde é extraída a matéria-prima para fabricação de repelentes de insetos, que pode ser cultivada em vasos ou no jardim, obtendo o mesmo efeito repelente.
Uma touceira de Citronela pode repelir os mosquitos em até uma área de 50 metros quadrados.
________________________________________________________________________
A distribuição gratuita de mudas e sementes da Citronela e Crotalária ficará a cargo da Secretaria Municipal de Saúde, que poderá ser feita através dos agentes de controle de endemias durante as visitas e mutirões de combate à dengue nas residências e comércios.
Fica ao encargo do Poder Público Municipal a distribuição de sementes à população assim como o plantio de mudas da Citronela e da Crotalária nas margens de rios, riachos, praças, canteiros de avenidas e demais áreas públicas.

Nenhum comentário:

linkwithin

Related Posts with Thumbnails