quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Marianne - A mulher estampada na nota do Real

A revolução Francesa precisava de um ícone para personificar seus ideais e perspectivas de Liberdade.
Durante a revolução, a liberdade era o primeiro princípio a ser conquistado, já que sem ela seria impossível alcançar a igualdade ou a fraternidade.
Assim surgiu Marianne, que é uma contração de dois nomes comuns entre mulheres francesas, Marie e Anne.
Marianne foi idealizada como símbolo dos ideais republicanos e representa a personificação da República.
A imagem original que serviu de inspiração para essa representação foi o quadro “A Liberdade Guiando o Povo”, de Eugène Delacroix, no qual a Liberdade é apresentada na forma de uma mulher.

No entanto, a mulher que aparece no quadro de Delacroix, além de representar a Liberdade e ser a personificação da República Francesa, também é conhecida como Marianne, um dos símbolos da maçonaria. 
Os maçons tiveram uma participação fundamental durante a Revolução Francesa, tanto que o principal lema desse acontecimento, “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”, é compartilhado pela organização.

A Estátua da Liberdade — localizada em Nova York —, foi um presente da França aos EUA em comemoração ao centenário da assinatura da Declaração da Independência. A estátua foi produzida pelo escultor francês (e maçom) Frédréric Auguste Bartholdi e trata-se de uma versão maçônica de Marianne.

Hoje, os bustos da “Senhora da Liberdade” também conhecida como "Senhora da Maçonaria", contendo o lema da revolução, podem ser encontrados em praticamente todos os edifícios públicos da França, além de terem sido adotados como representação gráfica da República em todo o Ocidente.

Além disso, os bustos também são objetos obrigatórios em todos os templos maçônicos franceses, e é bastante comum que eles contem com outros símbolos utilizados pela maçonaria, como o esquadro e o compasso, o triângulo com o “olho que tudo vê” e a estrela de cinco pontas, por exemplo.

No Brasil, a maioria dos Líderes Republicanos que faziam parte do novo governo que foi instituído, no dia 15 de Novembro de 1889 eram membros regulares da Maçonaria Brasileira.

Marechal Deodoro da Fonseca - Presidente da república e chefe do Governo Provisório;

Marechal Floriano Peixoto - vice-presidente;

E os ministros : Benjamin Constant Botelho de Magalhães, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa,Campos Sales, Aristides Lobo, Demétrio Ribeiro e o almirante Eduardo Wandenkolk,

Nenhum comentário:

linkwithin

Related Posts with Thumbnails