terça-feira, 26 de maio de 2015

Maiores Desertos do Mundo

Aproximadamente 20% da superfície continental da Terra são desérticos. O solo do deserto é principalmente composto de areia, e dunas podem estar presentes.




As maiores regiões desérticas do globo situam-se na África (deserto do Saara) e na Ásia (deserto de Gobi).
Confiram a lista dos 10 maiores desertos do mundo

1º - Deserto da Antártida (Antártida) – 14.000.000 km²


É o continente mais frio, mais seco, com a maior média de altitude e de maior indíce de ventos fortes do planeta. A temperatura mais baixa da Terra (-89,2 °C) foi registrada na Antártica. A altitude média da Antártica é de aproximadamente 2.000 metros. Ventanias com velocidades de aproximadamente 100 km/h são comuns e podem durar vários dias. Ventos de até 320 km/h já foram registrados na área costeira.


2º - Deserto do Saara (África) – 9.000.000 km²


É o maior deserto quente do mundo, e oficialmente é o segundo maior deserto da Terra. Localizado no Norte da África, tem uma área equiparável à da Europa. O deserto do Saara compreende parte dos seguintes países e territórios: Argélia, Burkina Faso, Chade, Egipto, Líbia, Marrocos, Saara Ocidental, Mauritânia, Mali, Níger, Senegal, Sudão, e Tunísia. Vivem cerca de 2,5 milhões de pessoas na área do Saara.


3°- Deserto da Arábia (Ásia) – 1.300.000 km²


O Deserto da Arábia está localizado em terras da Arábia Saudita, Síria, Jordânia, Omã, Iraque e Iêmen.


4°- Deserto de Gobi (Ásia) – 1.125.000 km²


O Deserto de Gobi é um extenso deserto situado na região norte da República Popular da China e região sul da Mongólia.
Gobi tem as seguintes dimensões: 1600 km de leste a oeste e 800 km de sul a norte, ocupando uma de área do tamanho do estado brasileiro do Amazonas.


5° - Deserto do Kalahari (África) – 580.000 km²


O Kalahari, Calaari ou Calaári é um deserto localizado no Sul da África, distribuídos por Botswana, Namíbia e África do Sul.


6° - Grande Deserto Arenoso (Austrália) – 414.000 km²


O Grande Deserto Arenoso estende-se pelo noroeste da Austrália. Faz parte de uma vasta e plana região conhecida como Deserto do Oeste.

7°- Deserto Kara kum (Ásia) - 350 000 km²


O deserto de Karakum está localizado na Ásia Central, no Turquemenistão. A população é esparsa, com uma média de uma pessoa a cada 6,5 km².


8° - Deserto Taklamakan Shamo (Ásia) – 344.000 km²


Está localizado na Ásia, na Bacia do rio Tarim, na Ásia Central, em Xinjiang Uigure, na República Popular da China.


9° - Deserto da Namibia (África) – 310.000 km²


O Deserto da Namíbia está situado na Namíbia e no sudoeste da Angola e faz parte do Namib-Naukluft National Park, a maior reserva de caça em África[. estende-se por 1600 km ao longo do litoral do Oceano Atlântico no sul de Angola e na Namíbia. A sua largura leste-oeste varia de 50 a 180 km.


10° - Deserto Thar (Ásia) – 260.000 km²


O deserto do Thar ou Grande Deserto Indiano é uma extensa região de deserto arenoso situada na região noroeste da Índia e região oriental do Paquistão.

Nenhum comentário:

linkwithin

Related Posts with Thumbnails